Por trás do joystick
A produção de um game pode levar três anos - e ainda é preciso fugir de "monstros" que atrapalham o projeto
1 - Um jogo de videogame nasce quando os designers de um estúdio
registram a idéia por escrito. Em uma pilha de documentos, eles
descrevem o enredo, a tecnologia, o estilo gráfico, a trilha sonora e as
animações. Em histórias complexas, os idealizadores mergulham em
pesquisas para caracterizar melhor o enredo, como se ele fosse um
roteiro de cinema2a - Com o roteiro pronto, é hora de transformar a idéia em linguagem de computador. Programadores são convocados para criar o chamado engine, uma plataforma com um conjunto de códigos matemáticos que dá suporte às animações e serve para outros jogos. As diferentes versões do game Fifa Soccer, por exemplo, usam o mesmo engine
2b - Enquanto os programadores criam os códigos da plataforma de computador, uma equipe de designers dá forma aos personagens e aos cenários. O primeiro passo é rabiscar as imagens. Em seguida, os rascunhos vão para o computador, onde ganham um esqueleto em 3D, sombras, texturas e movimento
3 - Depois de seis meses de produção, é hora de concretizar as fases do jogo, que já foram definidas no documento inicial. Os level designers, como são chamados os profissionais encarregados dessa tarefa, usam programas especialmente criados pelos técnicos de computação para dar vida aos personagens. É nessa fase que começa a se materializar, de fato, o enredo do game
4 - A parte sonora costuma ser deixada para o fim por se tratar de uma tarefa menos trabalhosa. As músicas de fundo, temas para os personagens e ruídos são compostos e reproduzidos por uma equipe de músicos, para depois serem incorporados ao software do jogo. O mais difícil é adaptar cada som às ações correspondentes às milhares de possibilidades de movimentos do jogador
5 - Quando o jogo está quase pronto, o estúdio começa a verificar todos os detalhes, do início ao fim. É a fase de testes: primeiro, uma versão semi-acabada, chamada de alfa, é esquadrinhada pela equipe interna de técnicos. Em seguida, novas versões, conhecidas como beta, são encaminhadas a jogadores selecionados, que descobrem eventuais erros. Após nova rodada de correções, fica pronta a versão final, que finalmente vai para as lojas
6 - Depois que os testes são concluídos, os CDs ou cartuchos começam a sair da prensa e aportam nas lojas. Paralelamente, a empresa responsável pelo jogo inicia uma maciça campanha de divulgação para garantir as vendas. Do início da concepção até a chegada às prateleiras, o tempo de produção de um jogo complexo pode chegar a três anos
O PERIGOSO SENHOR DO TEMPO
Quando o cronograma não é seguido à risca pela equipe de produção, o jogo é lançado fora do prazo. Como no mundo dos games tudo evolui muito rápido, o atraso pode ser fatal: em questão de poucos meses, os efeitos visuais podem ficar ultrapassados em relação a outros jogos feitos mais rápido
O MALVADO GAME CHATUS
Nessa etapa, pode surgir um problemão que acaba com o projeto: a chamada falta de jogabilidade, situação em que o game é fácil demais ou tão complexo que o jogador desiste antes de aprender os comandos básicos. A culpa, nesses casos, costuma ser do coordenador do projeto. Ele precisa se colocar o tempo todo na pele do jogador para evitar encrencas assim
Postado por: Miguel De Oliveira N°25 8°ano A
Olá meninos
ResponderExcluirAchei o visual do blog muito bom, mas tive um pouco de dificuldade para ler.
Não esqueçam de colocar a descrição do blog
Para isso vá em design na parte do cabeçalho e escrevo o objetivo do blog.
Abraços
Leila
Tenho uma turma do 5º ano estudando esse assunto e gostaria de fazer uma parceria com vcs. Topam?
ResponderExcluirAguardo resposta.
professora Claudia
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirClaudia nos topamos fazer uma parceria com a sua turma. adicione me e-mail para mais contato lucas.appol@hotmail.com
Excluirabraços Lucas.
Olá turma! Sou o professor Lúcio do período da manhã, aqui do Rui Barbosa!
ResponderExcluirGosto muito de games e atualmente estou Jogando Dead Space 1, Fear 2, Gears of War 2, preciso terminar logo para iniciar as sequencias...hehehe!
Bem, vocês falaram da produção de um game, isso é bem legal, eu mesmo já participei de um pequeno projeto, algo básico mesmo.
Tenho uma pergunta para vocês? (Aí ferrou tudo) hehe!
Gostaria que vocês me falassem algumas game engines que são utilizadas atualmente e alguns jogos que foram produzidos por elas. Ah! Quais as diferenças das versões dos jogos que são produzidos para PC e para console?
Olá Lúcio, sou o Lucas o administrador do blog. Nos respondemos a sua pergunta com uma nova postagem sobre games engines(ou motor de games)com as 10 melhores engines que se usa hoje em dia.
ResponderExcluirPostagem: Os 10 Melhores Motores de jogo desta geração
Olá Lucas! Gostei do nível de detalhamento em sua pesquisa!
ResponderExcluirBem, tenho outra pergunta para vocês. Por que em quase todos os games, os jogos para PC são melhores que os jogos para consoles?
Qual o comparativo técnico entre o PS3, XBOX 360 e um PC top de linha? As vezes vou comprar jogos e os jogos de PC em alguns casos são mais baratos, poré quando vejo esses mesmos jogos em consoles, os consoles parecem ficar devendo. Quais as diferenças, será que vale a pena migrar para um console?
Olá turma
ResponderExcluirGostei da interação com o professor Lúcio. Se tem uma pessoa que entende de jogos é ele...
Um abraço
Leila