Nintendo Entertainment System
O Nintendo Entertainment System (NES) foi um lançamento da Nintendo para os EUA, Canadá, Europa e Austrália. Este primeiro console da empresa surgiu no Japão em julho de 1983 com o nome de Famicom (abreviação de Family Computer) e devido ao seu grande sucesso foi relançado naqueles outros países com o nome de NES.
Super Nintendo Entertainment System
A Nintendo lançou o Super Famicom no Japão em 21 de novembro de 1990. Em agosto de 1991 ela lançou o mesmo console nos EUA com o nome de Super NES (ou SNES). Em 1992 foi a vez de a Europa receber o novo videogame. O Super NES seguiu o caminho do seu antecessor, ostentando um bom hardware e baixo preço. O controle também sofreu modificações, ganhou nova forma e mais botões.
Nintendo 64
Em Junho de 1996 no Japão, a Nintendo lançou o seu terceiro console doméstico, o Nintendo 64 - N64 (inicialmente chamado de Project Reality e Ultra 64), que incluía melhoras significativas em computação gráfica 3D e um novo joystick analógico. A Nintendo optou por continuar utilizando mídia de cartuchos, uma decisão surpreendente, especialmente considerando a escolha dos concorrentes em utilizar mídias de armazenamento mais atualizadas como CD-ROM. Esta decisão pode ter afetado a quantidade de jogos lançados para o Nintendo 64; CD-ROMs são mais baratos de produzir que cartuchos, o que se traduz em menores custos para desenvolvedores terceirizados — como a Nintendo decidiu por não utilizar CD-ROMs, desenvolvedores estariam mais interessados em lançar jogos para o PlayStation da Sony e para o SEGA Saturn da SEGA, os quais utilizavam CD-ROMs. Especulou-se que esta também teria sido a razão pela qual a Squaresoft (hoje Square Enix) parou de desenvolver jogos para Nintendo e começou a lançar seus jogos para o Sony PlayStation, e depois para o PlayStation 2.
Nintendo Gamecube
O Nintendo GameCube foi lançado no mercado americano e japonês em novembro de 2001. Chamado de Dolphin durante o desenvolvimento, foi o primeiro console a utilizar mídia ótica pela Nintendo - mas ao invés de DVDs normais, usa mini DVDs. Na verdade não são estas mídias que são difíceis de falsificar, mas a tecnologia colocada nestas mídias que impedem a falsificação. Entre os jogos de mais sucesso estão: The Legend of Zelda: The Wind Waker,The Legend of Zelda: Twilight Princess, Super Mario Sunshine, Mario Kart: Double Dash!!, Mario Power Tennis, Super Smash Bros. Melee, Metroid Prime, Metroid Prime 2: Echoes e Resident Evil 4. O GameCube até roda cartuchos de Game Boy e GBA com um acessório acoplado embaixo do console.
Nintendo Wii
Wii, antes codenomeado "Nintendo Revolution", é o console sucessor do GameCube. Pouco a pouco os seus atributos têm sido revelados: recentemente foi mostrada uma foto que indica que está sendo um dos menores consoles da história, sendo comparado a três caixas finas de DVD empilhadas. Foi lançado em 19 de Novembro de 2006 nos EUA e no Japão foi lançado em 2 de Dezembro.Um dos seus maiores segredos, o comando, foi revelado pela Nintendo, no Tokyo Game Show 2005. O comando em projeto parece uma mistura entre um controle de TV e um iPod. Possui um botão A maior na frente, um direcional em cruz e dois botões 1 e 2 mais abaixo. Atrás um botão B em forma de gatilho. Mas o conceito revolucionário está no fato de possuir um sistema de giroscópio capaz de perceber qualquer movimento feito pelo controle nas coordenadas X, Y e Z. Ou seja, tanto de lado, como na vertical ou em profundidade! Desde movimentos laterais até giros, tudo pode ser percebido e repassado para os jogos. O comando ainda permitirá conexão de mais periféricos para que sejam experimentadas várias possibilidades de configuração de jogo diferentes, dependendo do estilo do jogo. Inclusive, a Nintendo já comunicou que fará uma "case" parecida com os comandos atuais. Com o comando Wii-remote (como ficou conhecido o novo comando) inserido nessa "case", o jogador terá a capacidade de jogo tradicional com os recursos de movimentação do Wii-remote.
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